©2018 Instituto de Fisioterapia

Av. Juscelino Kubitscheck, 1597 - Centro, Foz do Iguaçu - PR

 Tel: 045 30292930

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

Doenças do joelho

Lesões ligamentares

Normalmente, as lesões ligamentares ocorrem em decorrência de atividades atléticas de contato ou não e são classificadas em três graus.

       Lesão Muscular

Os músculos são geradores de força que produzem movimentos articulares. Uma lesão acontece quando um músculo ou um tendão que se prende ao osso é submetido a um esforço tão grande que as fibras e vasos musculares acabam se rompendo. 

A artrite pode ser caracterizada como uma inflamação nas articulações. As causas para o acometimento dessa patologia podem ser diversas.

Artrite do joelho

Cisto de Baker

O cisto de Baker (também chamado de cisto poplíteo) decorre, normalmente, de uma patologia intrarticular ao joelho. Lesões meniscais, ligamentares ou artrite, por exemplo, podem levar a um acúmulo de líquido articular (sinovial), caracterizando a sinovite que tende a formar o cisto.

            Prótese

A artroplastia do joelho, a substituição das superfícies articulares por implantes artificiais metálicos e em polietileno tem o objetivo de restabelecer a forma e o alinhamento da articulação (corrigindo deformidades ósseas).

Síndrome Trato Iliotibial

A síndrome do trato iliotibial (TIT) consiste em uma lesão inflamatória aguda que acomete, principalmente, atletas que praticam esportes envolvendo flexões repetidas dos joelhos.

     Síndrome da Dor                Fêmoropatelar

Trata-se de uma condição que envolve, sobretudo, a patela e o fêmur. A Síndrome da Dor Fêmoropatelar é ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho, mais especificamente a articulação entre o fêmur e a patela.

Condromalacia Patelar

Condromalácia ou condropatia são termos utilizados para definir a doença da cartilagem articular. A condropatia patelar é também conhecida como síndrome da dor femoropatelar ou mais popularmente  como “dor anterior no joelho”.

     Artrose Joelho

A artrose do joelho é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento ideal o paciente consegue um convívio saudável com o problema. O local mais acometido é o joelho devido a sobrecarga e também porque apresenta diversas articulações.

             Entorse

Boa parte das lesões no joelho está relacionada com a prática de atividade física e com a entorse não é diferente. Essa lesão ocorre quando um movimento articular tende ultrapassar o seu limite sobrecarregando os ligamentos e a cápsula articular.

     Lesão Meniscal

Lesões nos meniscos são muito frequentes em indivíduos de ambos os sexos e normalmente estão associadas a um desgaste progressivo de todo o conjunto articular do joelho. Isso acontece porque após uma lesão meniscal...

  Lesão do Ligamento             Cruzado Anterior

A lesão do LCA é o estiramento ou ruptura das fibras do ligamento cruzado anterior. A lesão pode acontecer de forma completa (também conhecida como lesão total e ocorre em cerca de 95% dos casos)...

Sinovite (Água no joelho)

Popularmente, a sinovite é referenciada como “água no joelho” e é caracterizada como uma inflamação da membrana sinovial, que consiste em uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões musculares, cápsulas articulares e bolsas sinoviais.